Pressione Enter para ver os resultados ou Esc para cancelar.

PARALELO: Caverna do Dragão vs. Draco Saga

PARALELO mostrará ao leitor conexões, similaridades (e algumas fontes de inspiração) de Draco Saga com séries, filmes, livros, jogos e etc.

Caverna do Dragão (originalmente Dungeons & Dragons) é uma série de animação americana baseada no homônimo jogo de RPG. Possui 27 episódios divididos em 3 temporadas, transmitidos entre os anos de 83 e 86 nos EUA.

A série mostra a história de seis típicas crianças americanas dos anos 80 que vão parar em um outro mundo. Logo em seguida recebem armas mágicas do Mestre dos Magos. A partir daí passam por várias aventuras tentando voltar para casa. São sempre perseguidos pelo Vingador, o vilão da história.
#Paralelo: Existe um fenômeno chamado "Caos" que é o responsável pelos transportes de seres para o mundo de Draco Saga.

Não há muitas referências sobre o mundo onde tudo se passa, sendo chamado "O Reino". Apresenta características dos primeiros cenários para aventuras do jogo de RPG D&D, como Dragonlance, Mystara, Forgotten Realms e Greyhawk. Por ter sido este o primeiro mundo do jogo, foi aceito como a dimensão do seriado, mas nunca foi unânime. Há indícios de que Caverna do Dragão desenvolvia-se em um mundo próprio.
#Paralelo: Draco Saga desenrola-se em um mundo novo, um planeta inteiro à parte.

Nota-se a presença de diversas cidades, pequenas, grandes, algumas cercadas por muralhas e governadas como principados ou reinos. No geral as sociedades organizam-se como feudos ou monarquias absolutistas.
#Paralelo: Presença comum de feudos, pequenas vilas e grandes cidades tipicamente medievais.

A variedade de raças encontradas é enorme. Ao longo da série, é possível observar toda sorte de bioma de florestas a desertos.
#Paralelo: Grande variedade de raças e diversidade de biomas ao longo da história.

Não raro, são descobertos portais para outras dimensões, ou surgem criaturas advindas de outros mundos. Ao longo do seriado, são encontradas outras pessoas originárias da Terra. Aparentemente, o tempo no Reino corre de maneira diversa ao tempo em nossa realidade.
#Paralelo: Criaturas vindas de outros mundos, inclusive da terra, são comuns em Draco Saga, mas ainda não há evidência de portais.

Tiamat: é uma terrível deusa-dragoa de cinco cabeças, cada qual representando uma das raças de dragões cromáticos do RPG: vermelha, azul, verde, preta e branca. Ela vive no Cemitério dos Dragões, como guardiã dos ossos dos antigos dragões que ali se dirigiram para morrer, bem como de algumas armas mágicas. É temida até pelo Vingador.
#Paralelo: As cores citadas existem como raças de dragões, mas DS tem outras raças a mais. Como na série é comum que dragões acumulem tesouros, relíquias e itens mágicos.

O desenho possui várias referências ao universo de D&D, e da sua fonte de inspiração, os romances e contos de J.R.R. Tolkien.
#Paralelo: Draco Saga também bebeu destas fontes e de muitas outras que farão parte de futuros "Paralelos".

Fonte: Wikipedia. Adaptado. Ler o texto integral.


- Ler o 1º capítulo de Draco Saga GRATUITAMENTE: clique aqui.
- Comprar Draco Saga: clique aqui.

Marcadores

3 comentários:

  1. Eu amo Caverna do Dragão, e realmente tem muito a ver com o Livro Draco Saga. Ambas são histórias fantásticas, em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Caverna do Dragão é um clássico!! Maravilhoso! Era um dos meus desenhos favoritos. Muito interessante essa coluna, a idéia de dispor os "paralelos" é muito boa para entendermos como foi construído o universo e o quais elementos inspiraram o autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber sobre esses paralelos. As cores das raças de dragões, as riquezas e tod a magia que é narrada tiveram a sua razão de ser.

    Beijos
    Irene Moreira
    @saleitura

    ResponderExcluir